sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Gods of Asgard: Tyr, o deus da Coragem



Bom dia a todos.

Postagem muito interessante retirada do "Halls of Valhalla". Estou certo que o Firmo vai gostar.

Ela descreve a história segundo a mitologia nórdica, não segundo o D&D.


Posto Divino: 15 (Divindade Intermediária)
Tendência: Leal e Bom
Domínios: Ordem, Guerra, Destruição e Proteção
Arma Predileta: Espada Longa

Tyr é o deus do combate, do céu, da luz, dos juramentos, da coragem, das espadas e patrono da justiça entre os Aesir. Tyr é um dos filhos mais velhos de Odin e o terceiro Aesir mais velho de Asgard, e foi criado e treinado pelo mais sábio dos gigantes, Hymir, antes de se juntar aos outros deuses.

A coragem de Tyr e sua bravura em batalha eram consideradas lendárias mesmo para os padrões de Asgard, mas o maior feito de bravura e nobreza realizado pelo deus ocorreu quando ele e os mais experientes guerreiros deuses de Asgard foram caçar o terrível lobo demoníaco Fenrir, um dos filhos do deus Loki. Para que os deuses pudessem prender a criatura com a corrente de Gleipnir, um deles teria que enfiar a mão na boca do lobo Fenrir.

Sem hesitar, Tyr colocou sua mão direita dentro da boca de Fenrir. A mão de Tyr foi devorada pela fera, mas o lobo demoníaco foi finalmente imobilizado e capturado, e permaneceria assim até que chegasse o Ragnarok.

Tyr possui dois símbolos: a lança, que é tida na cultura nórdica como um símbolo de retidão e justiça e a espada, pois a runa que se usa para escrever seu nome é a mesma usada para representar uma espada.

Destino Final: No Ragnarok, Tyr está destinado a matar Garm, o cão abissal que guarda os portões de Niflheim, e morrer logo em seguida devido aos terríveis ferimentos sofridos no combate.

3 comentários:

  1. Realmente muito legal! Eu já havia visto essa postagem la no Valhallae na primeira vez que i fiquei na dúvidda se era o mesmo Tyr. Depois analisando o D&D encorporou deuses e mitologias de várias culturas adptando suas histórias.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Mais uma origem do Tyr. Mas estou mais inclinado à história do ded!
    Vou verificar qual é e se tem uma origem verdadeira.
    Posto depois!
    Parabéns pessoal!

    ResponderExcluir
  3. Calma Firmo.

    O Tyr não tem história verdadeira. Ele não existe de verdade.

    Lembre-se que é tudo fantasia.

    ResponderExcluir