domingo, 30 de janeiro de 2011

Documentário - A ILM antes da era digital

Fala pessoal!
O Tiago Medeiros, um grande artista 3d brasileiro e autor do blog 3d Vício, postou várias matérias sobre a magia do cinema e como tudo funcionava antes da era digital. É tudo muito fantástico e vale a penas assistir a todos os vídeos. Ele tem várias matérias desse tipo no blog que pretendo trazer na integra aqui pra vocês. Assistam e não deixem de comentar.

Abraços
Caroti

Esses 4 vídeos mostram um pouco das técnicas usadas antes da nossa era digital, antes de nossos pacotes de softwares e plugins. Onde a mágica realmente acontecia.
Eu adoro estudar e ver materiais sobre os pioneiros dos efeitos especiais, e quanto mais eu vejo, mas eu afirmo que não criamos nada de novo, apenas vamos adaptando para o meio digital tudo que já foi criado no passado, por exemplo, substituimos pinturas em chapas de vidro pelo photoshop, bonecos de stop motion e maquetes por softwares 3D...
É claro que hoje temos uma qualidade de produção e realismo nunca atingidas antes, mas é tudo graças aos artistas do passado, que na verdade eram verdadeiros "prof. Pardal" do cinema, pois tinham que criar e inventar sistemas para fazer os efeitos, coisas que hoje quando vejo eu me surpreendo, como no filme o Mágico de Oz em que na cena onde se vê um furacão, ele foi feito com uma meia calça feminina e uma batedeira de bolos! Essa era verdadeira magia.

Nas fotos Phil Tippett

 





2 comentários: