sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Táticas de combate: Parede de escudos

Esse é em homenagem ao VITÃO, foi retirado an íntegra do blog RPG do Mestre escrito por Fernando del Angeles. Aproveitem e visitem também uma discução muito interessante que está tendo la no blog sobre revistas de RPG

Faz algum tempo que a gente não escrevia um táticas, mas essa semana me deu vontade de falar sobre paredes de escudos, claro que essa vontade veio depois de ler o ‘Terra em chama’, quinto volume das crônicas saxônicas do Cornwell. Então, para quem não conhece, vamos tentar falar um pouco sobre o assunto.
Primeiramente uma parede de escudos é uma formação de combate amplamente usada em combates medievais. Nela o exército forma várias linhas com os homens com escudos em mãos e encostados com os escudos de seus colegas ao lado. Um guerreiro nesta formação deve, além de se proteger, proteger a direita de seu colega à esquerda. Para uma visualização mais completa vide o filme 300.
Parece algo simples, mas não é tanto assim. A intenção de uma parede de escudos é ter um equilíbrio ideal entre defesa e ataque. Porém existem alguns detalhes que devem ser levados em conta.
Primeiramente o óbvio, quanto mais homens de profundidade uma parede de escudos possuir, maiores são as chances de ela resistir por mais tempo e forçar mais a parede de escudos inimiga.
Os homens da parede de escudos, pelo menos os da frente, devem ser homens que não temam um combate brutal, porque se alguém debandar da formação pode ser o fim do combate. A principal idéia de duas paredes se enfrentando é conseguir furar a outra. Assim que conseguem quebrar a hegemonia de uma parede, os homens vão entrando pelo buraco formado na parede.
Uma parede de escudos é mortal contra um ataque inimigo em carga sem formação, pelo menos com adversários com o mesmo número de homens. Contra outra parede de escudos o ataque tem que ser bem pensado, muito mais tático, é necessário levar em conta terreno, quantidade de homens, reforços, etc. A cavalaria leva certa vantagem contra a parede de escudos, mas é claro que isso também vai depender dos fatores citados acima.
Em uma parede de escudos a quantidade de homens é fundamental, porque os flancos são o elo fraco desta formação, assim com uma quantidade de homens maior, um exército pode ‘abraçar’ o outro e atacar os flancos. Além disso, uma parede de escudos sofre desvantagem contra cavalaria, já que a velocidade deles permite que eles atacam os lados ou a retaguarda da formação antes que o exército consiga se virar e acertar a formação.
Um detalhe em um combate desta forma é que armas longas como espadas e machados são quase impossíveis de serem utilizadas, enquanto espadas curtas e lanças são amplamente usadas. As espadas curtas servem para golpear por baixo do escudo inimigo, acertando as pernas e as lanças são utilizadas para atacar por cima do escudo.
Porém, se usadas com inteligência, estas armas longas podem ser úteis. A segunda fileira pode atacar com machados e espadas pesadas para forçar o inimigo levantar o escudo contra o golpe descendente, deixando desprotegidas pernas e a parte inferior do abdome para que o home da primeira fileira golpeie com sua espada curta.
A formação com escudos, como falei acima, foi amplamente usada. Nesta lista podemos incluir os espartanos, os romanos e principalmente os ingleses. Infelizmente a preguiça não permitiu que eu fizesse uma pesquisa mais aprofundada sobre esse tema, quem sabe em um outro post eu faça algo mais, digamos, histórico.
Mas é claro que se alguém souber e quiser acrescentar algo, o espaço dos comentários está aberto. O que eu coloquei aqui é apenas um resumo de minhas leituras, então espero que tenha agradado a vocês e até a próxima.

Escrito por: Fernando del Angeles 

Fernando del Angeles veio do Gurps Brasil e teve uma passagem recente pela Taverna do Goblin, joga RPG há 10 anos. Tem como sistemas favoritos o Gurps e storyteller. Professor de história e nerd assumido.


Um comentário:

  1. Valeu Caroti. A parede de escudos é a tática mais treinada por Uther e seus lanceiros.

    Quero dizer que li todos os livros das Crônicas Saxônicas e também das Crônicas de Artur, ambas de autoria de Bernard Cornwell.

    Inclusive a camiseta que eu jogo (a preta da foto)foi um brinde por ter comprado o livro "Terra em Chamas" (que ele cita na postagem".

    "Leões Dourados! Preparar Escudos!"

    Uther Ap Ragnar, Senhor dos Leões Dourados.

    ResponderExcluir