quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O fim dos livros básicos da 4ª Edição ?

Fala macacada! Para aqueles que participaram da conversa sobre a 4ª Edição que estávamos tendo na mesa do bar (Panini) achei uma matéria que fala um pouco do que está acontecendo no momento.  Para aqueles que não estavam presentes vale a pena ler para entender um pouco o mundo da 4ª. Apesar de sermos jogadores frenéticos da 3.5Ed não podemos ficar desatualizados do mundo do D&D.
 
Matéria retirada integralmente do site Área Cinza 
 
 

Como os mais astutos devem ter percebido, tem um tempo que eu parei de lançar notícias sobre o Dungeons & Dragons 4 edição, já que meu interesse na linha caiu para perto de zero depois de várias sessões do jogo nas quais vi que definitivamente a 4e não combinava com o estilo do meu grupo. Ok, acontece… Assim acompanhei com alguma distância mais algumas demissões dos funcionários da WotC e o anúncio do lançamento da linha Essentials, em Janeiro deste ano, e como ela rapidamente foi se transformando de “uma nova linha para os iniciantes” para só “uma nova linha”.

Isto até ontem, quando um rumor sobre o fim das reimpressões dos livros básicos da 4ª edição causou furor na internerd, acendeu o alerta de uma nova edição e jogou o Essentials de “nova linha” para “Dungeons & Dragons 4.5″. O rumor foi divulgado em um site especializado em Magic: The Gathering, e bem desconhecido no ramo de notícias de RPG, então recomendo guardar a credulidade no bolso até a GenCon:


ManaNation has received a tip that Wizards of the Coast has decided to end the print run of the Dungeons and Dragons 4th Edition Core Handbooks, instead aiming to turn the game in the direction of “Dungeons and Dragons Essentials”, a product to be released later this year. The first product for the Essentials line is starting with the ‘Dungeons & Dragons Fantasy Roleplaying Game’ also being called ‘the Red Box’ and is due to be released on Sept. 7th, 2010.


It is our understanding that they are not going to be reprinting any of the three main books, the Players Handbook, Dungeon Master Guide and Monster Manual from this point on to allow them to be phased out. No other books have been mentioned.

Embora a parada deste site de Magic seja meio duvidosa, o fato é que uma série de lojistas gringos têm sido informados que não podem mais pedir os livros básicos da 4ª edição, assim como certos distribuidores vinham recomendando a estes mesmos lojistas que fizessem estoques dos três básicos. E realmente aí eu botei mais fé que no tal ManaNation.

O que isso significa? Veremos o Dungeons & Dragons 4.5 na GenCon? Acho que a Wizards of the Coast vai segurar até o fim a compatibilidade entre as linhas, e pelo pouco que vi dos Essentials nada foi substituído – erratas foram incorporadas e novas opções de classes foram criadas, assim como outras (como o warlord) foram retiradas. E apesar do choque da notícia, na real só vamos saber mesmo se o material do PH1, MM1 e DMG1 será abandonado quando dermos uma olhada no tal Rules Compendium, e em como a WotC vai lidar com este material antigo através do D&D Insider. 
 
        A Capa do livro faz referência a capa da caixa do starter set do antigo Basic Rules da 1ª Ed.
 

Não é impossível que o tal Rules Compendium, com as regras dos livros básicos, e mais importante, já com as centenas de erratas que os básicos da 4ª edição recebeu incorporadas, se torne um novo ponto básico para iniciantes junto ao Essentials. Mas ainda assim seria burrice, afinal depois de criar o tal Essentials para atrair jogadores iniciantes, eles vão jogar pela janela uma das vantagens do modelo de caixa – que é trazer todo o material necessário para o jogo em um só produto, ao forçar, ou pelo menos recomendar, a aquisição de outro livro para jogar Dungeons & Dragons.

Ou então que o Essentials realmente substitua os livros básicos como tudo que um novato precisa para jogar (e o nome da linha deixa isso a entender né?), e que a galera que já está no Dungeons & Dragons 4ª edição tenha que se virar com a combinação D&D Insider, agora mais essencial (ops…) que nunca, e a linha Essentials para suprir os builds antigos e as classes que não terão novas versões como Warlord e Bardo.

Definitivamente a GenCon acabou de ficar bem mais interessante. Pessoalmente acho que por um lado faz muito sentido. Desde o começo achei idiota a WotC manter as duas linhas, a da 4ª edição convencional e a do Essentials focada nos novatos. Uma coisa é fazer um produto para novatos, outra é uma linha, e ao fazer o segundo achei que a editora ia repetir os mesmos passos da TSR e começar a fragmentar seus consumidores em mais de uma linha de produtos não compatíveis. Por outro lado, retirar os básicos na 4ª edição de circulação me parece muito mais uma medida tomada para transmitir um determinado ponto, uma idéia, do que devido as baixas vendas, afinal todos sabem que via de regras os livros básicos de um sistema ou linha são seus títulos mais vendidos. Se o problema dos básicos da 4ª edição não é a Crise, e nem as baixas vendagens, o que a Wizards quer transmitir ao retirar os básicos do mercado? Obviamente que os livros básicos da 4ª edição estão desatualizados. Ou elaborando um pouco mais, que os livros que tem todo o fundamento e base do sistema de regras do Dungeons & Dragons 4ª edição estão desatualizados…

Sendo D&D 4.5 ou não, o fato é que dificilmente a galera do marketing da Wizards of the Coast vai conseguir jogar para debaixo do tapete que os livros lançados a 2 anos já estão ultrapassados, não importa quantas frases bonitas e eufemismos eles utilizem daqui pra frente porque é exatamente isso que a empresa está dizendo ao tirar seus livros mais vendidos de circulação.

5 comentários:

  1. mais uma vez pra quem sobra? para os bardos... os bardos sempre saem perdendo! eh perseguição huahuauha

    ResponderExcluir
  2. Imaginação x computação. Ql sobreviverá?
    Sou das antigas mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Bom, pessoal
    Eu jogo 4.0 e venho lendo sobre o assunto.
    Primeiramente, queria dizer que Bill Slavicsek (Director of Roleplaying Design and Development at Wizards of the Coast) já se manifestou cancelando os rumores de que os livros básicos vão deixar de serem distribuídos: http://tinyurl.com/38l78hm
    Pelo que eu entendi: a linha essentials vai conter todo o básico necessário para se jogar, com regras simplificadas, sendo tão compatível com o sistema completo de 4.0 que dá pra vc continuar a progressão dos PJs (personagens) e a utilização de monstros, itens e etc. de todos os outros materiais que já foram lançados ou tem previsão de lançamento pela wizards.
    A idéia é atrair novos jogadores msm, com regras ainda mais simples que dos livros básicos. Não se sabe qual vai ser o nível de equilíbrio mecânico que vai haver entre essentials e core, mas a ed. 4.0 vem sendo reconhecida como eficaz em equilíbrio mecânico (ex. mago em níveis altos não se torna tão mais poderoso que um guerreiro; até o bardo ficou bom!)
    Além disso, há modificações que julgaram serem necessárias ao sistema, e que não poderiam ser erratadas como as que foram como os talentos e poderes que pouco a pouco foram sendo modificados (pra evitar desequilíbrio e combos exagerados) e invalidam parte razoável dos livros básicos. As modificações que virão com o essentials vão ser mais estruturais em certos assuntos, ao invés de tópicas. Por exemplo, vão modificar a forma como se distribui itens mágicos pela aventura, visando adequar melhor esse aspecto de jogo ao que a wizards deseja e ao feedback que tem recebido dos jogadores. Outro exemplo é que não serão lançados novos talentos, visto que já existem muitos, mas a modificação neste campo é que eles serão organizados no programa char.builder para facilitar na hora de escolher (ex. se vc quer um talento de montaria nao vai precisar procurar no meio de metamagicos, de armas ou de bonus em pericias)
    O fato é que a forma como o sistema e os jogadores interagem entre si mudou, pois estes estão em contato muito mais intenso com a wizards através de canais e fóruns. As ferramentas para preparar o jogo foram além dos livros e existem programas que são atualizados todos os meses com as erratas e permitem aos jogadores estarem a par de todas as novidades sem precisar comprar um novo livro básico 4.5. E de fato os essentials não passam por cima do que veio anteriormente, no sentido de não relançarem uma classe como o clérigo, mas sim lançarem uma nova build com design adequado para iniciantes, mas ao mesmo tempo que tem apelo para veteranos do sistema, por acrescentar novos aspectos que antes não estavam presentes no jogo. Por exemplo, eu posso ser um clérigo 4.0 e pegar poderes (ou magias) de clérigo essentials e vice-e-versa. Inclusive as builds lançadas no essentials só irão até o nível 10, sendo que depois disso é preciso continuar progredindo com o material de 4.0 lançado até hj.
    Comprar eu não compraria, mas tá agradando mta gnt internet afora.
    mais informações em: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=37989596&tid=5494862892285584325&na=1&nst=1
    ufa... desculpa se a msg for mto grande
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. nossssa!!!!Diogo, joga no gol da 4.0, meu filhooo!!!hehehe.
    Saiba que nós somos dinossauros do RPG. tem gente querendo voltar jogar ADeD...o importante é a diversão, não importando a versão. Rimô.

    ResponderExcluir
  5. haha então, nem falei pra defender firmo! é só que achei que podia ajudar a esclarecer algumas coisas pq to mais a par das novidades de 4.0, mas não que ela seja melhor...isso é totalmente discutível e sempre vai depender da opinião de cada um.
    Grande abraço

    ResponderExcluir