segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Personagens com Classe: Ladino


 
Continuando a série segue o Ladino
Material retirado do site Rede RPG


Ladino com Classe
O ladino é um dos personagens mais versáteis do jogo. A grande variedade de perícias lhe confere um ótimo campo para a personalização, e os ataques furtivos o tornam um combatente letal. Mas como obter os maiores benefícios de um ladino e minimizar os riscos envolvidos?


Os prós e contras do ladino
O ladino tem muitas variantes clássicas conhecidas entre os jogadores veteranos. Ele pode ser um arrombador, perfeito para adquirir tesouros, um furtivo, focando nas habilidades de “ladrão”, ou outras demais variantes com títulos coloridos. Dependendo da maneira que você crie seu ladino, muitas destas definições podem se encaixar em seu personagem.

Características de ladino

O ladino nos oferece uma gama de perícias que nos proporciona espaço para muita personalização. Você pode criar um ator de fala mansa, um ladrão ágil, um saqueador de tumbas ou qualquer outro tipo de personagem neste meio. Abaixo estão algumas das características que você deve considerar ao interpretar um ladino:
  • Bom bônus de iniciativa: Um ladino provavelmente tem um valor de Destreza alto, principalmente porque este atributo governa muitas de suas perícias e será sua primeira linha de defesa. Mas uma destreza alta também lhe concede um alto bônus de iniciativa. Como resultado disso, ladinos conseguem reagir a seus oponentes e dificilmente é pego desprevenido.
  • Muitos pontos de perícia: Com incríveis oito pontos de perícia por nível, mesmo um ladino com inteligência baixa tem pontos de perícia de sobra para gastar.
  • Vasta seleção de Perícias: O ladino tem uma longa lista de Perícias de Classe, que permite um desempenho excelente na interação com personagens, furtividade, movimento, percepção e muito mais.
  • Bom bônus de Reflexos: Um ladino usa a progressão de Teste de Resistência mais alta do jogo para seus testes de Reflexos. Esta graça natural ajuda o ladino a evitar a maioria dos efeitos que lhe causariam dano ou prenderiam uma criatura, como magias de área e diversas armadilhas.
  • Muitas habilidades de Classe: O ladino ganha várias Habilidades de Classe úteis e mortais. A mais infame sendo o Ataque Furtivo, que permite que um ladino cause ferimentos severos nos pontos fracos dos oponentes.


Fraquezas de um ladino

Assim como muitas classes do D&D, as vantagens do ladino têm um preço. Aqui estão as desvantagens que você deve manter em mente quando estiver interpretando um ladino:
  • Baixa jogada de Fortitude e Vontade: Ladinos usam a pior progressão de testes de resistência para suas jogadas de Fortitude e Vontade. Logo, não são bons em ignorar efeitos que ataquem seu corpo ou suas mentes.
  • Poucos pontos de vida: O ladino usa um d6 como Dado de Vida, o que permite que ele tenha um número moderado de pontos de vida. Como o ataque furtivo é desperdiçado se um ladino nunca entra em combate de vez em quando, o perigo de morte nunca está muito longe.
  • Baixa Classe de Armadura: O fato de um ladino ser treinado apenas no uso de armaduras leves e não ser treinado no uso de escudos o faz ter uma Classe de Armadura medíocre. A combinação de modestos pontos de vida com uma baixa Classe de Armadura geralmente significa que um ladino pode engajar-se em combate, mas ele não consegue permanecer em combates por muito tempo, principalmente contra oponentes fortes. Um ladino pode aumentar suas defesas de diversas maneiras, mas todas elas irão exaurir seus recursos.


Interpretando um Ladino com classe
Grandes ladinos geralmente usam as seguintes técnicas, então se você for um ladino, tente incorporá-las nas suas estratégias:

Fique perto da ação

Dependendo das perícias que você escolher, seu grupo irá lhe pedir para vasculhar a área a frente em busca de perigo, abrir fechaduras, ser o diplomata do grupo, ou executar uma combinação destes papéis. E mesmo se suas tarefas regulares não forem definidas no grupo, seus Ataques Furtivos dependem de sua habilidade de atacar rapidamente quando a oportunidade aparecer. Você não pode executar nenhuma destas tarefas se estiver apertado no fundo do grupo.

Avalie os riscos

Mesmo sendo uma coisa aconselhável ser corajoso, evite ter riscos desnecessários e fazer coisas que coloquem o resto do grupo em perigo. Mesmo se você for um especialista em abrir portas trancadas ou infiltrando-se à frente do grupo, não o faça a não ser que você tenha uma boa idéia do que pode ganhar com isso. Se os benefícios que você espera receber como resultado de uma ação não são balanceados com os ganhos, então é melhor pensar em outra coisa para fazer.

Mantenha suas opções abertas

Você não pode sempre saber quais os truques e estratagemas que funcionariam em uma situação, então sempre tente ter um plano de reserva. Similarmente, evite ações que limitariam suas opções no futuro. Finalmente, lembre-se que a fuga é a melhor escolha quando tudo dá errado, portanto sempre tenha um plano para sair de onde você tiver se metido.


Tenha ajuda sempre por perto
Tente evitar as situações onde você deve enfrentar o perigo sozinho. Mesmo se você for o batedor do grupo, não se afaste longe demais de forma que seus companheiros não possam fazer um resgate em uma ou duas rodadas. Em uma batalha, considere onde estão seus melhores companheiros.

O guerreiro principal: As habilidades de combate deste personagem podem muitas vezes ditar o seu sucesso ou fracasso. Trabalhando em equipe com ele, você pode sempre flanquear os inimigos e executar Ataques Furtivos. Da mesma forma, este personagem é sua melhor esperança quando você se vê às voltas com um oponente forte demais para você forçar sua saída. Por outro lado, suas perícias de percepção (como ouvir e observar) provavelmente serão melhores que as dos guerreiros, e você pode evitar que algo ruim aconteça com este importante membro do grupo com um aviso na hora certa.

O usuário de magia arcana: Este personagem é mais fraco e mais vulnerável do que você no quesito combate físico, então esteja preparado para protegê-lo se isto for necessário. Se o conjurador arcano do grupo estiver frente à uma ameaça inesperada, você talvez seja o único que possa estar livre para cuidar da situação.

O usuário de magia divina: Seja amigo e continue amigo do clérigo, paladino ou druida do grupo. As magias de cura destes personagens podem lhe salvar a vida, especialmente quando você se encontra envenenado ou é vítima de outro ataque debilitante. Você pode achar que conjuradores divinos não combinam muito com você – especialmente se eles são rígidos e você é bem maleável – mas faça um esforço para manter-se em suas graças.


Um pouco de equipamento-chave
O equipamento certo pode lhe ajudar um bocado em sua carreira ladina. O essencial inclui o seguinte:

  • Armadura e Escudo: Você provavelmente irá ficar com uma armadura leve para evitar comprometer suas melhores perícias, mas mesmo uma armadura leve é melhor que armadura nenhuma. Armadura de couro ou de couro reforçado oferece uma boa proteção sem interferir em suas habilidades. Como um ladino, você não recebe treinamento no uso de escudos a não ser que gaste um Talento para isso, mas um broquel obra-prima não será nenhum problema para você, mesmo sem o Talento. Um camisão de cota de malha seria a melhor proteção que você pode ter, mas ela penaliza demais suas perícias e é muito cara.
  • Arma corpo-a-corpo primária: Escolha uma arma leve e útil dentre as disponíveis para um ladino. Uma espada curta ou um sabre são bastante eficazes, e ambos se beneficiam dos bônus do Talento Acuidade com Arma, que permite usar seu bônus de destreza para ataques corpo-a-corpo. Afinal de contas, sua habilidade mais mortal de combate – Ataque Furtivo – é inútil a não ser que você atinja os oponentes.
  • Arma corpo-a-corpo secundária: Sempre tenha em mãos uma – ou duas – armas leves. Uma adaga ou machadinha podem lhe ajudar a sair de uma situação difícil (como ser engolido inteiro por uma besta!). Também é sempre bom manter uma arma destas guardada no caso de você perder sua arma principal ou no caso de ela não ser muito eficaz. Tenha certeza que esta arma cause um tipo de dano diferente de sua arma principal. Por exemplo, se você normalmente usa uma espada bastarda (que causa dano de corte) considere ter uma maça (que causa dano de concussão) como uma reserva. Um bastão também é muito útil para quando o grupo deseja fazer perguntas mais tarde.
  • Arma de ataque à distância: Você pode aumentar, e muito, suas chances de sobrevivência mantendo seus inimigos à distância em um combate. Se você se mantiver à nove metros do alvo ou menos, pode até mesmo manter sua habilidade de usar um Ataque Furtivo. Uma besta pesada tem um ótimo dano, mas sua taxa de disparo é muito baixa. Um arco curto composto lhe garante um bom alcance e permite executar diversos ataques por rodada com o aumento do seu bônus base de ataque. E não se esqueça que adagas e machadinhas podem ser arremessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário