sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Personagem com Classe: Bárbaro


"Sangue no zóio" chegou agora a última classe do livro do jogador 1 da 3.5 edição, o Bárbaro

Matéria do site Rede RPG
Bárbaro com Classe

Um lutador brutal, burro, envolto em peles de animais que tritura seus inimigos em uma fúria incontrolável – esta é a imagem fantástica do bárbaro – ou talvez um estereotipo. Esta imagem em particular também mostra o bárbaro como uma figura inculta, mal-educada e geralmente incontrolável. Encontramos este tipo de personagem de tempos em tempos, mas indo além deste estereotipo nos deparamos com um grande personagem, com a possibilidade de profundidade e uma gama de habilidades úteis maior do que o imaginável.

Os prós e contras do Bárbaro
O bárbaro foi feito para a batalha, mas ele é definitivamente mais que apenas um guerreiro sem civilização. Ele têm seu próprio conjunto de vantagens e desvantagens.

Características do Bárbaro

Ao escolher um bárbaro, você tem diversas opções para criar um personagem interessante. Abaixo estão descritas várias características que você encontrará com um personagem desta classe:
  • Muitos pontos de Vida: O bárbaro usa um d12 como dado de vida o que lhe confere uma quantidade sem precedentes de pontos de vida, especialmente se ele possuir um alto valor de constituição.
  • Bom bônus de Ataque: O bárbaro recebe +1 de Bônus Base de Ataque por nível, que é o melhor Bônus Base de Ataque do jogo. Portanto, um bárbaro pode enfrentar quase todo o tipo de inimigo e ter certeza que acertará a maioria dos golpes.
  • Bom bônus de Fortitude: O bárbaro utiliza a melhor progressão de testes de resistência do jogo para seus testes de Fortitude. Esta resistência natural o auxilia a resistir a maioria dos efeitos que afetariam seu corpo, como veneno, paralisia, polimorfismo ou dreno de energia.
  • Boa seleção de Armas: Pelo fato de ele poder usar qualquer arma simples ou marcial, um bárbaro é um oponente mortífero com qualquer arma em suas mãos.
  • Boa Classe de Armadura: Um bárbaro é treinado no uso de armaduras leves e médias, e com todo o tipo de escudo com exceção dos escudos de corpo. A falta de armaduras pesadas não permite que um bárbaro atinja valores astronômicos de Classe de Armadura, mas um bárbaro bem equipado não é um oponente formidável no quesito defesa.
  • Fúria: Um bárbaro é um lutador eficiente na maioria das circunstâncias, mas sua habilidade chave – Fúria – o torna numa máquina de matar imbatível. O aumento de Força da fúria torna seus ataques ainda mais potentes, e o bônus de Constituição o torna mais durão que antes, ao menos por um curto período de tempo.
  • Habilidades de defesa: Um bárbaro de 2º nível recebe a habilidade de reflexo sobrenatural, que o impede de sofrer os efeitos de ser surpreso ou de outra forma pego com sua guarda baixa. Algumas de suas habilidades de classe – especialmente a habilidade de evitar armadilhas (recebida no 3º nível) e a habilidade de resistir a golpes (recebida no 7º nível) – também ajudam a proteger o bárbaro do perigo.
  • Movimento Rápido: Um bárbaro que não está entulhado com peso ou usando armaduras que restrinjam seu movimento tem um aumento modesto em sua velocidade que o ajuda a cobrir distâncias quando a necessidade aparecer.
  • Boa seleção de Perícias: O bárbaro tem uma seleção de perícias de classe que o podem tornar mais alerta, mais móbil e mais independente.


Fraquezas do Bárbaro

Como os membros de outras classes, todas as vantagens de um bárbaro têm um preço. Aqui estão listadas as poucas desvantagens que você deve ter em mente se considera fazer um personagem bárbaro.




  • Baixos testes de Reflexos e Vontade: Bárbaros utilizam as piores progressões para os testes de Reflexos e Vontade no jogo. Esta desvantagem significa que ele não consegue evitar a maioria dos efeitos produzidos por magia.




  • Analfabeto: Ao menos que um bárbaro invista alguns pontos de perícia em Ler e Escrever (ou obtenha níveis em uma outra classe), ele será analfabeto para o resto da vida. O analfabetismo geralmente não é uma falha mortal, mas pode se mostrar inconveniente ou até embaraçosa.




  • Curiosamente Vulnerável: Mesmo o bárbaro tendo ótimas maneiras de se defender, ele pode se encontrar em situações perigosas dependendo da maneira como você o interpreta. A habilidade de Fúria do bárbaro reduz sua Classe de Armadura exatamente quando ele mais precisa dela, e sua velocidade superior pode fazer com que você se separe do grupo quando você mais precisaria de sua ajuda. Além disso, a perda dos pontos de vida temporários ao fim de uma fúria podem significar a morte de um bárbaro após ele ter dado o melhor de si em combate.

    Interpretando um Bárbaro com Classe
    Grandes bárbaros geralmente usam as seguintes técnicas. Portanto, se você decidir interpretar um bárbaro, tente levar em consideração estes conceitos:

    Seja Flexível


    Mesmo sendo o Bárbaro uma classe orientada para o combate, você pode preencher diversas outras tarefas em um grupo de aventureiros. Suas habilidades de combate o tornam um candidato formidável para ser o líder do grupo, não importa onde o grupo vá. Sua força também é muito útil quando tarefas do dia-a-dia precisam ser executadas na parte dianteira do grupo, como derrubar portas trancadas e remover obstáculos do caminho.
    Por outro lado sua velocidade e percepção o tornam um batedor efetivo. Ou você pode considerar funcionar como o guardião da retaguarda do grupo, já que sua habilidade de reflexo sobrenatural lhe permite ignorar ataques surpresa e sua velocidade lhe permite chegar na parte dianteira do grupo rapidamente caso a necessidade se faça.
    Se voe estiver preparado para fazer o que o seu grupo necessita, logo será um membro indispensável para o mesmo.

    Entre em Fúria cedo, e com freqüência


    Sua habilidade de Fúria é tão poderosa que talvez você se encontre reservando ela para usar mais tarde, mas muitas vezes isso não é o ideal. É melhor entrar em fúria quando se está com pontos de vida completos, para evitar que voe literalmente caia sobre seus próprios pés.


    Amigos em necessidade

    Suas habilidades de combate o tornam um grande aumento nas capacidades ofensivas do grupo. Se você desperdiça ou usa de forma incorreta esta capacidade, o grupo todo sofrerá. Similarmente, você com freqüência necessitará da ajuda do resto do grupo para sobreviver.


    O batedor do Grupo: Se você não é o batedor do grupo, sua grande velocidade e poder de combate fazem de você o companheiro ideal na hora de um resgate, caso o pior venha a acontecer ao batedor (o que é muito comum).


    O Conjurador Arcano: Este personagem é tudo o que você não é: fraco, vulnerável e delicado. Esteja preparado para por a si mesmo entre o conjurador arcano e o inimigo quando necessário – ou ao menos esteja pronto para vir em seu auxílio quando a necessidade surgir.


    O Conjurador Divino: Seja amigo deste personagem. As magias de cura que ele pode conjurar o manterão vivo mais tempo, especialmente quando estiver saindo de uma fúria e estiver com poucos pontos de vida.


    Um pouco de Equipamento-Chave.
    Como um bárbaro, você se apóia demais em seu equipamento, portanto é importante escolher bem o que levar consigo. Abaixo são discutidas as peças principais de seu equipamento:


    Armadura e Escudo: Consiga a melhor armadura média que você puder pagar pois você irá precisar do seu bônus na Classe de Armadura. Você deve ter sempre em mãos um escudo pesado também, a não ser que esteja usando armas de duas mãos. E não ignore itens de proteção como anéis de proteção e amuletos de armadura natural. Tenha em mente que diversos itens de pouco poder são mais baratos e melhores que um único item de poder maior.


    Se você se aventura em áreas selvagens com freqüência deve considerar carregar consigo uma armadura leve e confortável, como um conjunto de couro reforçado ou um gibão de peles (um camisão de mithral é uma boa escolha se você puder pagar). Esta armadura sobressalente é para ser usada durante a noite, pois se você dormir em sua armadura pesada terá penalidades no dia seguinte. Mas se durante a noite você for atacado, não terá que se defender de pantufas!


    Arma de ataque corpo-a-corpo primária: Para pura capacidade de causar dano, nada é melhor que uma arma de duas mãos, como uma espada larga ou um machado de batalha – especialmente quando você estiver em fúria ou usando o talento ataque poderoso (ou ambos). Mas uma arma deste tipo o impediria de usar um escudo e você necessita de toda Classe de Armadura que puder acumular. Além disso, uma arma com um multiplicador de dano decisivo alto irá aumentar ainda mais sua grande Força e sua fúria num acerto crítico confirmado. Tendo todas estas considerações em mãos, um machado de batalha é uma ótima escolha. Alternativamente, se você quiser gastar um talento para poder usar uma arma exótica, considere um machado de batalha anão.


    Arma de ataque corpo-a-corpo secundária: Tenha sempre uma ou duas armas leves em mãos. Uma arma leve de corte, como uma adaga ou uma machadinha, podem lhe ajudar a sair de situações mortais (como ser engolido inteiro por um monstro). Também é útil ter outra arma em mãos para o caso de você perder sua arma principal ou ela ser inútil contra seu oponente. Tenha certeza que sua arma secundária causa um tipo de dano diferente de sua arma principal. Por exemplo, se normalmente você usa um machado de batalha (uma arma de corte) considere usar uma maça-estrela (que causa tanto dano concussivo como dano de perfuração) como uma arma secundária.


    Arma de combate à distância: Seu forte é o combate corpo-a-corpo, mas nem sempre você conseguirá chegar até seu oponente, e seus aliados nem sempre desejam estar cara-a-cara com monstros fortes. Um arco composto é uma boa escolha pois com um pouco mais de dinheiro você pode adicionar seu bônus de Força no dano desta arma.



  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário