sábado, 6 de fevereiro de 2010

Personagem com Classe: Monge


Continuando com os personagens aqui vai o meu, o Monge para quem quiser saber um pouco mais!
Abraço a todos


Monge com Classe

Para a maior parte dos jogadores, o monge é um personagem que usa o próprio corpo como uma arma. Mas um monge bem interpretado pode muito bem adicionar um toque exótico e misterioso à campanha. Além disso, o monge é uma das classes de personagem mais versáteis que há, podendo completar diversos papéis diferentes em um grupo.

Os Prós e Contras do Monge
A grande variedade habilidades fazem do monge um bom combatente contra qualquer tipo de adversário.

Características de Monge

Quando você decide interpretar um monge, recebe uma gama de habilidades de combate impressionantes, e diversas outras capacidades e talentos úteis – alguns destes muito úteis para mover-se em áreas perigosas ou difíceis e evitar ferimentos. Abaixo estão diversas características que você deve considerar ao interpretar um monge.
  • Ataque desarmado: As mãos e pés de um monge (e o resto de seu corpo inteiro, quando necessário) são armas eficientes no início do jogo, e tendem a melhorar quando o monge atinge níveis mais altos. Seus punhos, com o tempo, poderão ultrapassar a redução de dano das criaturas poderosas e até mesmo matar inimigos com um simples gesto. Além disso, a habilidade de Rajada de golpes permite que o monge execute um ataque extra quando ele estiver enfrentando um número grande de inimigos fáceis de acertar.
  • Relativamente bom bônus base de ataque: O bônus base de ataque de um monge – +3 a cada quatro níveis – é menor apenas do que o das classes mais marciais, como o guerreiro. Mesmo não sendo a melhor do jogo, já é suficiente para um monge desferir seus golpes com precisão.
  • Talentos Bônus: Ao atingir níveis cada vez mais altos, o monge pode selecionar alguns talentos de uma lista especial que aumenta suas capacidades de combate.
  • Bons testes de resistência: O monge utiliza o melhor bônus para testes de resistência para todos os atributos. Esta resistência mental, espiritual e física fazem dele um dos personagens mais resistentes a efeitos diversos.
  • Habilidades defensivas: Ao obter níveis mais altos, o monge recebe a habilidade de evadir dano de ataques de área, ele recebe um bônus extra em testes de resistências contra encantamentos, e imunidade contra doenças, veneno, e mesmo os males da idade avançada.
  • Movimento rápido: Ao atingir o 3º nível, um monge recebe um aumento em sua velocidade quando ele estiver sem armadura e carregando pouco peso. Em níveis mais altos um monge se coloca entre uma das criaturas mais rápidas do jogo. Ao 12º nível ele recebe a habilidade de dar um passo no mundo etéreo, para retornar instantaneamente em outro local do mundo real nas proximidades.
  • Boa seleção de perícias: Um monge tem uma variedade de escolha substancial em perícias de classe, que podem aumentar sua percepção, auto-suficiência e agilidade.
  • Habilidade de golpe Ki: A habilidade natural do monge de superar certos tipos de redução de dano (primeiramente mágico, depois leal e por fim adamante) significa que ele consegue causar danos totais bem cedo contra certos monstros. Embora não seja muito flexível, pois só funciona com ataques desarmados e só está disponível em níveis mais altos, não deixa de ser uma vantagem que o monge têm sobre as demais classes.
  • Agarrar aprimorado: Mesmo não sendo a melhor estratégia sempre, a manobra agarrar pode ser muito útil, e o talento opcional Agarrar aprimorado, que está disponível ao monge, lhe concede uma grande vantagem sobre os seus oponentes. As armas naturais do monge podem ser usadas para causar danos reais em uma manobra agarrar, na medida que outros personagens precisam causar danos não letais ou utilizar armas – o que geralmente resulta em penalidades na manobra agarrar.



Fraquezas do monge

As diversas vantagens do monge vêm a um preço. Aqui estão algumas desvantagens que você deve manter em mente ao interpretar um monge:
  • Classe de armadura medíocre: Um monge não é treinado no uso de armaduras ou escudos, mas recebe um bônus na classe de armadura baseado em seu nível e pode adicionar o modificador de sabedoria em sua classe de armadura. Estes modificadores contribuem para uma boa classe de armadura, mas não proporcionam uma defesa excepcional. Como resultado, o monge tende a ser atingido em combate mais vezes se comparado às outras classes mais marciais.
  • Pontos de vida medíocres: Recebendo um dado de oito faces como dado de vida permitem que o monge tenha uma boa quantidade deles. Porém, para um personagem combatente, esta quantidade será sempre pouca – especialmente considerando que o monge não tem a melhor classe de armadura do jogo.
  • Pobre seleção de armas: Os ataques desarmados de um monge nem sempre serão suficientes para vencer os combates, mas o monge tem algumas alternativas. A variedade de armas permitidas ao monge não engloba as armas mais letais do jogo.
  • Menos itens mágicos e magias de melhoria: A maior parte dos itens mágicos e magias que melhoram a capacidade de combate de um personagem são voltadas para os portadores de armas. Os monges têm uma maior dificuldade em selecionar itens para usar efetivamente. O monge geralmente deve selecionar itens mais genéricos, e mais caros, para aumentar sua capacidade de combate.



Interpretando um monge com classe
Grandes monges utilizam as estratégias abaixo. Se você planeja interpretar um, seria uma boa idéia considera-las para ter proveito total de seu personagem.

Seja adaptável

Mesmo com sua natureza leal, você é muito flexível, de forma que pode ter diversos papéis em um grupo. Você é um bom lutador e pode fazer parte da linha de frente e levar o combate até o inimigo, e sua velocidade o fazem um elemento natural para resgatar aliados em momentos difíceis. Você pode suprimir grandes distâncias em muito pouco tempo, e tem acesso a diversas habilidades de percepção e subterfúgio que podem fazer de você um ótimo batedor, um guardião na retaguarda, ou um vigia. Você também pode ter habilidades sociais para ser a “voz” do grupo, e pode contar com sua velocidade e ótimos testes de resistência para fugir caso as negociações não dêem certo. Sua habilidade de suprir diferentes papéis o fazem uma peça essencial para o grupo.


Seja prudente

Como um monge, saiba que se empolgar por suas habilidades excepcionais é uma rápida maneira de ser morto. Você é um ótimo lutador, mas lhe falta o vigor para sustentar uma luta prolongada como a linha de frente principal do grupo. Sua velocidade é de grande ajuda, mas é muito fácil se distanciar demais de grupo e se meter numa situação difícil sem poder contar com a ajuda de seus aliados. E a falta da habilidade ladina de detectar e desarmar armadilhas limita sua habilidade de agir como um batedor para o grupo.


Use a rajada de golpes com cautela

A rajada de golpes é uma habilidade divertida e muito impressionante, mas os ataques extras que ela providencia lhe custam sua precisão. Além disso, a necessidade de usar uma manobra de ataque total para executar uma rajada de golpes significam que você não pode usar essa habilidade em movimento, e sua mobilidade é uma das grandes vantagens do monge. Portanto economize suas rajadas para adversários que você sabe que pode acertar. Senão, mantenha-se em movimento numa batalha.


Não segure seus recursos

Ao atingir níveis altos você terá tantos usos de seu golpe atordoante que raramente correrá o risco de ficar sem eles. Procure por talentos que lhe permitam usar esta habilidade de maneiras diferentes. Se você não tem (ou não quer) estes talentos, não hesite em utilizar seus ataques atordoantes com freqüência em batalhas. Mesmo contra criaturas com altos testes de resistência de fortitude (como dragões), um “1” natural é uma falha automática – e manter uma criatura de alto poder quieta durante mesmo uma rodada pode virar o curso da batalha a seu favor.


Mantenha-se móvel

Sua velocidade é uma grande vantagem, portanto use-a sempre que sua ausência não vá deixar o grupo desfalcado – ou você em uma situação de perigo. Evite ficar cara-a-cara contra inimigos formidáveis, ao invés disso, procure atingir os membros mais vulneráveis do time adversário, como conjuradores arcanos, por exemplo. Algumas graduações na perícia acrobacia podem lhe permitir passar direto pela linha de frente do oponente e criar confusão nas linhas traseiras. Quando estiver enfrentando inimigos fisicamente perigosos, use sua velocidade para lhes manter distraídos até que um membro de seu grupo mais bem armado possa se aproximar. Se você tiver espaço para se mover, considere engajar-se em combate, aproximando-se, dando alguns golpes, e se afastando logo em seguida temporariamente. O talento ataque em movimento e a perícia acrobacia são a chave para táticas como essa.


Tenha ajuda sempre por perto

Tente evitar situações que o forcem a agir sozinho contra o perigo. Você pode se oferecer para ser o batedor do grupo, mas não se afaste demais o suficiente de forma que seu grupo não possa lhe resgatar com facilidade em uma ou duas rodadas. Na batalha, considere quem seria seu melhor companheiro para a situação e mantenha-se por perto.


O lutador principal do grupo: Você e o melhor lutador do grupo podem se ajudar um bocado. Trabalhando juntos vocês podem se posicionar e flanquear os inimigos, o que pode lhe conceder uma chance de desferir uma rajada de golpes. De maneira similar, um guerreiro, bárbaro ou paladino são os mais indicados para tomar o seu lugar no caso do seu oponente ser muito forte para você sozinho. Além disso suas habilidades de percepção (como Observar e Ouvir) possivelmente são melhores que as do seu companheiro, e seu aviso preciso pode salvar a pele deste membro tão importante do grupo.

O membro furtivo do grupo: Se você não é o batedor do grupo, sua velocidade e capacidade de combate o fazem o candidato ideal para salvar o seu companheiro se ele se meter em encrenca (o que acontece com freqüência).

O conjurador arcano do grupo: Este personagem é mais fraco e vulnerável que você em combate físico, esteja pronto para lhe prestar ajuda se necessário. Se ele se envolver em problemas durante uma luta, você talvez seja o único personagem que possa correr em auxílio.

O conjurador divino do grupo: Seja amigo e mantenha-se amigo deste personagem. As magias de cura de um clérigo, druida ou paladino podem salvar sua vida, especialmente sob fogo pesado.


Um pouco de equipamento-chave
Um monge pode literalmente se sair muito bem sem equipamento nenhum – ao menos em alguns casos. Mesmo assim, o equipamento certo pode lhe dar uma grande ajuda. Abaixo estão algumas das peças mais essenciais.
  • Armadura: Usar armaduras e escudos são impraticáveis para uma monge, afinal nem treinamento no uso destes você tem. Gastar uma boa parte de seu dinheiro em itens de proteção pode ser uma ótima idéia, portanto adquira um par de braceletes da armadura assim que lhe for possível. Ao atingir níveis mais altos, e acumular um pouco de ouro, adicione um anel de proteção e um amuleto de armadura natural a seu repertório e a um preço bem baixo. Vários itens de baixo poder lhe dão melhores bônus a preços mais acessíveis, do que um único item poderoso. Como você pode usar seu bônus de sabedoria na classe de armadura, considere um Peripato da Sabedoria, que além de melhorar sua defesa aumenta suas habilidades perceptivas e testes de vontade. Por fim, Luvas da Destreza lhe concedem um aumento na classe de armadura, iniciativa e testes de reflexos, tudo de uma vez só.
  • Arma de corpo-a-corpo secundária: Seus golpes desarmados lhe servem como arma primária, mas podem se provar ineficientes contra certos tipos de oponentes. Como seus golpes desarmados causam danos como uma maça, tenha em seus planos levar uma arma de corte e perfuração com você. Uma Kama é uma arma com um bom dano em potencial, e pode ser usada em uma rajada de golpes. Uma adaga é uma arma que pode causar dano de corte e perfuração e ainda pode ser arremessada. Mesmo sendo uma arma de concussão, um bordão é uma boa escolha pois pode ser usado com uma rajada de golpes, e pode ser usada com uma arma de duas mãos ou uma rama dupla, lhe dando diversas opções de combate.
  • Arma de ataque à distancia: Manter seus oponentes à distância aumenta em muito sua capacidade de sobreviver. Shurikens são armas exóticas de arremesso que também funcionam com sua rajada de golpes, portanto são boas escolhas. Mas como seu alcance é muito curto, é uma boa idéia carregar consigo uma arma de projétil que atire um pouco além do alcance dos shurikens. Se você tiver um bom bônus de força, escolha uma funda, pois ela tem um bom alcance e lhe permite adicionar seu bônus de força ao dano. Mas nada é melhor que uma besta pesada ao considerar dano e alcance. Uma besta pesada demora muito para recarregar, portanto você pode selecionar uma besta leve por sua velocidade.
Mais uma matéria retirada do site Rede RPG

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário