quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Personagem com Classe: Feiticeiro


Bom pessoal depois do carnaval mãos a obra... continuando nossa saga de personagens com classe segue ai o Feiticeito. É interessante para compararmos a diferença entre o Feiticeiro e o Mago. Abraço a todos.

Mais uma matéria do site Rede RPG

Feiticeiro com Classe
Como o mago, o feiticeiro é um conjurador arcano. A seleção de magias de um feiticeiro é muito mais limitada que a de um mago, mas a capacidade de escolher quais magias usar na hora de conjura-las torna o feiticeiro um personagem extremamente versátil e letal.

Os prós e contras do Feiticeiro
Feiticeiros têm um talento natural para conjurar magias arcanas, graças (como alguns acreditam) ao sangue dracônico que corre em suas veias. Qualquer que seja essa origem, estes personagens são paradoxais, ganhando uma grande flexibilidade tática ao se especializar em apenas poucas magias.


Características do Feiticeiro

Quando você escolhe um feiticeiro, você recebe acesso a poucas magias arcanas. Quando escolhidas cuidadosamente, as magias de um feiticeiro são suficientes para lidar com qualquer situação. No entanto, o personagem tem diversos outros recursos a sua disposição. Abaixo estão diversas características da classe que você deveria saber para ter um máximo de proveito de suas habilidades.
  • Conversa mole: Um feiticeiro precisa ter um alto valor de carisma, pois esta habilidade governa suas capacidades de conjurador. Mas um alto valor de carisma também o ajuda a causar uma boa impressão com os demais e a ter vantagens em negociações e diversas situações.
  • Bom teste de Vontade: Um feiticeiro usa a progressão de Teste de Resistência mais alta do jogo para seus testes de Vontade. Esta força mental natural lhe permite evitar a maioria dos efeitos que poderiam assaltar sua mente ou espírito, como ilusões, encantamentos, compulsões, efeitos de medo e mesmo magias do tipo infligir.
  • Magias: A lista de magias do Feiticeiro lhe confere acesso a uma gama imbatível de escolhas, e praticamente a lista inteira está a sua disposição.
  • Conjuração espontânea: Um feiticeiro não precisa guardar suas magias em um grimório; ao invés disso, ele escolhe um repertório pessoal de magias que pode usar a qualquer hora. Ele tem um limite diário no número de magias que pode usar por dia, mas ele pode escolher usar quaisquer das magias que conhece livremente até exaurir seu limite diário. Assim ele não precisa adivinhar quais magias ele precisará usar para decora-las – se ele precisar usar uma determinada magia diversas vezes por dia, ele pode.
  • Familiar: Gastando umas poucas peças de ouro, o feiticeiro recebe um familiar que pode agir como espião, vigia e um assistente geral.
  • Seleção de armas modesta: O feiticeiro é proficiente apenas com armas comuns. A maioria destas armas é razoavelmente boa, mas elas não são as mais letais que existem, mas o fato do feiticeiro poder usar a categoria inteira lhe confere mais opções que a maioria dos conjuradores arcanos. Esta versatilidade pode ser um salva-vidas quando suas magias falham.




Fraquezas do Feiticeiro

Feiticeiros pagam um preço alto por suas habilidades arcanas. Aqui estão algumas das desvantagens que você deve ter em mente ao considerar um personagem desta classe.
  • Poucos pontos de vida: O feiticeiro usa um dado de quatro faces para determinar seus pontos de vida, o que resulta em muito poucos pontos de vida.
  • Poucos pontos de Perícia: Com meros dois pontos de perícia por nível, a maioria dos feiticeiros não acumula muitas graduações em suas perícias, mesmo com o bônus quádruplo de pontos de perícia no primeiro nível.
  • Baixa Classe de Armadura: Devido ao fato de o feiticeiro não ser treinado no uso de armaduras ou escudos, ele geralmente tem uma Classe de Armadura baixa. A combinação de poucos pontos de vida e baixa classe de armadura fazem o feiticeiro ser muito vulnerável em combates físicos. Ele pode dispor de itens mágicos e magias diversas que melhorem sua defesa, mas ao fazer isso ele abre mão de outras magias que poderiam servir a outros propósitos.
  • Pobre Bônus de Ataque: O Bônus Base de Ataque do feiticeiro é de +1 para cada dois níveis de feiticeiro, o que é o pior de todo o jogo. Feiticeiros podem infligir grandes quantidades de dano com suas magias, mas não são bons com armas.
  • Baixos testes de Reflexos e Fortitude: Feiticeiros utilizam as piores progressões para os testes de Reflexos e Fortitude no jogo. Portanto, são muito frágeis ao tentar evitar ataques ou outros riscos físicos.
  • Escolha de magias limitada: Uma vez que o feiticeiro tenha escolhido suas magias, seu repertório permanece mais ou menos fixo, com a exceção de poucas adições à medida que ele avança em níveis. Ele tem uma capacidade limitada de alterar seu repertório, mas na maioria das vezes ele ficará fixo com as magias que já conhece.


Interpretando um Feiticeiro com Classe
Grandes Feiticeiros geralmente usam as seguintes técnicas. Portanto, se você decidir interpretar um feiticeiro, tente levar em consideração estes conceitos.


Seja flexível

Só porque você não precisa preparar suas magias com antecedência não significa que você não precisa de um pouco de planejamento. Quando for escolher seu repertório de magias, ente fazer escolhas que irão ajudar você em diferentes situações, as mais variadas possíveis. É difícil escolher uma magia de dano errada, mas tente escolher magias que causem tipos diferentes de dano. Pode parecer uma idéia legal ser um “feiticeiro do fogo”, mas quando um dragão vermelho (ou outra criatura imune a fogo) aparecer na sua frente, você irá perceber que foi uma má escolha se limitar tanto. Também é sempre aconselhável selecionar algumas magias para viagens, defesa e tarefas variadas. E pelo fato de sua seleção ser tão limitada, tente concentrar-se em magias que são úteis se usadas diversas vezes. A magia Metamorfosear-se, por exemplo, permite que você assuma diversas formas diferentes para poder lidar com diversos desafios diferentes. As várias magias de barreiras também podem ser tão versáteis quanto Metamorfosear-se.

Embora você seja um conjurador arcano, magias não são sua única ferramenta. Algumas armas, itens alquímicos e outros tipos de equipamento podem expandir suas opções de combate, portanto fique de olhos abertos para possíveis adições em seu arsenal.

Por conseqüência de seus poucos pontos de vida e sua classe de armadura baixa, você está dentre os membros do grupo mais vulneráveis. Portanto, mantenha-se em uma posição protegida na ordem de marcha do grupo – preferencialmente no meio, pois assim sempre haverá um companheiro entre você e os inimigos.


Lembre-se de seus companheiros

O puro poder que você controla como um feiticeiro pode lhe tornar convencido. Ataques físicos, porém podem dizimar um feiticeiro poderoso em pouco tempo, portanto você precisa do resto do grupo para garantir sua proteção. Além disso, tome cuidado para não se tornar o pior inimigo de seu grupo.

A linha de frente do grupo: O Ladino, Ranger, Bardo ou Monge do grupo provavelmente age como o batedor para o resto do grupo, e podem ajudar você a localizar inimigos à frente para se preparar. Estes personagens, junto com os indivíduos com amaduras e armas mais pesadas (particularmente o Paladino e o Guerreiro), formam uma linha de defesa que mantém os inimigos longe de você. Esteja pronto para ajudá-los com magias caso eles caiam em apuros. E quando estiver usando suas magias, tenha cuidado para mirá-las de maneira que seus companheiros não sejam alvejados por seus efeitos destrutivos. Nada debilita mais um grupo que magias mal-posicionadas que ferem ambos amigos e inimigos.

Outros Conjuradores: Você provavelmente não é o único usuário de magias do grupo, e você provavelmente tem a menor seleção de magias dentre todos. Trabalhe em conjunto com os demais para que as magias que eles selecionem não dupliquem os efeitos das suas magias, além de suprir lapsos na sua lista de magias. Se a sua seleção básica é de magias ofensivas, no entanto, não tenha esperanças dos demais conjuradores deixarem você ficar com toda a diversão estourando os inimigos com seus poderes. Ao invés disso, tente coordenar os seus ataques. Vocês podem cobrir áreas que não sejam atingidas pelas magias um do outro, ou talvez um de vocês possa usar magias de área para atacar todos os inimigos enquanto o outro usa uma magia mais forte para matar ou incapacitar os líderes do oponente.


Um pouco de Equipamento-Chave
Como um feiticeiro, suas magias são muito mais importantes que seu equipamento. Mesmo assim, alguns artigos podem tornar sua carreira arcana mais longa e feliz.
  • Arma de combate Corpo-a-Corpo: Você não é muito bom em combates corpo-a-corpo, mas nunca se sabe quando você precisará recorres a estes métodos. Leve sempre consigo um bordão ou uma adaga – ou ambos – para que você não fique indefeso caso suas magias se acabem ou falhem.
  • Arma de combate à Distância: Uma besta leve pode ser tão útil quanto uma magia de ataque de baixo nível contra certos oponentes. Use-a sempre que você quiser conservar suas magias ou quando os inimigos não forem uma ameaça digna do uso de suas magias.
  • Magias reserva: Você nunca sabe quando irá ficar sem magias. Além disso, você nunca sabe quando precisará de uma determinada magia – e precisar muito mesmo. Portanto é sempre bom manter algum poder de conjurar magias através de uma seleção de pergaminhos, varinhas ou ambos. Pergaminhos são uma ótima maneira de levar consigo magias úteis (como Arrombar, Dissipar Magias, ou Remover Maldição) que você não usa constantemente em toda aventura. Melhor ainda, você pode criar você mesmo seus pergaminhos, embora isso consuma tempo e experiência, é mais barato que comprar pergaminhos de terceiros. Varinhas são mais úteis para aquelas magias pão com manteiga, que você usa a toda hora, especialmente magias de ataque como mísseis mágicos, bola de fogo ou relâmpago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário